Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

VW POLO G40

Este post é exclusivamente dedicado a um desportivo pequeno herói e tudo o com ele relacionado, que apareceu no início dos anos 90 a circular nas estradas europeias: o, já saudoso, VW Polo G40.
Foi lançado no mercado automóvel português na Primavera de 1991 (dado não confirmado) e foi o mais rápido Polo construído em série até à presente data pela Volkswagen, havendo registos de 0-100 km/h entre os 7,5 e os 8,5 segundos e velocidades máximas atingidas entre os 195 e os 240 km/h.

Foi esta a melhor e mais digna forma que eu, pessoalmente, achei para prestar a minha simpática homenagem pelos bons momentos que passei, passo e de certeza ainda passarei aos comandos deste diabinho e que com a ajuda de todos(as) que a esta página acedam, me ajudarão a faze-la crescer. Desde já, agradeço toda e qualquer informação que me queiram enviar para que aqui seja publicada.

A história do VW Polo G40 começou em 1974 com a introdução do Audi 50...

Audi 50

... um 2 volumes e meio de 3 portas com tracção dianteira. Logo de seguida, aparece uma versão Volkswagen deste modelo, baseada na mesma carroçaria e chassis e com um motor 895cc que debitava 40cv. Foi escolhido o nome Polo para esta versão e logo se transformou num caso de sucesso. Esta versão inicial do Polo I (Mk1)...

Polo I (Mk1)

... sofreu um ligeiro facelift em 1979 convertendo-se no Polo IF. No final desse mesmo ano, surge o Polo GT disponível nalguns mercados. Este tinha um motor de 60cv e algumas características desportivas como o spoiler, pneus largos e conta-rotações.

Em Outubro de 1981, o Polo II (Mk2) substituiu o modelo original. A versão inicial do Mk2 caracterizava-se por uma porta íngreme e inclinada no porta bagagens possibilitando uma área de carga excelente para um carro deste tamanho.

Polo II (Mk2)          Polo II (Mk2)

Passado um ano, aparece uma carroçaria do tipo coupe com uma retaguarda menos inclinada semelhante em perfil à já usada no Polo Mk1 original. O Polo Coupe tinha um motor de 1043cc a debitar 45cv e outras modificações tais como faróis de nevoeiro  na grelha, barra estabilizadora no eixo traseiro e atingia os 100km/h em 14,5 segundos. Em 1984 novas modificações foram feitas onde se incluía um tanque de combustível maior e uma suspensão rebaixada. Outras mudanças significativas ao Mk2 ocorreram um ano mais tarde com a introdução da ignição electrónica e de cabeça de cilindros revista para uma utilização com válvulas hidráulicas. Nessa altura o Polo Coupe já se tinha convertido em Coupe GT...

Polo II GT (Mk2)

... onde se destacavam; motor de 1272cc a debitar 75cv, os assentos desportivos e a caixa de velocidades de 5 engrenagens. Durante 1983, o total de Polos produzidos atingiu 1 milhão de unidades. Durante este tempo a fábrica tinha começado a experimentar maneiras de aumentar a potência dos pequenos motores do Polo devido ao tamanho do carro e onde um motor maior não seria uma proposta prática, tendo-se decidido pelo uso da indução de ar forçada de forma a fornecer o desempenho necessário. Devido ao problema do turbo lag e do calor excessivo que apresentavam os turbos na altura, o escolhido foi o compressor. Este era um projecto não convencional e a Volkswagen chamou-lhe G-Lader devido ao seu movimento em espiral. A utilização de uma versão de 40mm do G-Lader levou à designação Polo GT G40...

Polo II GT G40 (Mk2)                         Polo II GT G40 (Mk2)

... do modelo e permitiu que a potência o motor 1272cc subisse para os 115cv, tendo o Polo GT G40 sido apresentado no Salão de Frankfurt em 1985. No entanto, só em meados de 1987 é que um pequeno lote de 500 modelos desta versão ficaram disponíveis, havendo rumores de que os mesmos foram vendidos quase de forma imediata e sido quase todos comprados por funcionários da Volkswagen.

A seguinte geração do Polo acontece em 1990  e o Polo II transforma-se no Polo III (Mk3).

Polo III (Mk3)                  Polo III (Mk3)

A diferença mais visível era a inclusão de faróis rectangulares mas haviam mudanças significativas sob o capot; a injecção electrónica Digifant de combustível substituiu os carburadores. O Polo Mk3 era agora produzido em Espanha na fábrica que a Volkswagen possuía naquele país. A qualidade de construção dos modelos Mk3 talvez não fosse tão boa quanto a dos Mk2 construídos na Alemanha, mas ainda assim eram os carros de maior confiança dentro do segmento onde se inseriam. O Polo G40...

Polo III G40 (Mk3)

... chega finalmente em Maio de 1991 para destronar o Polo Coupe GT como o modelo de topo. Foi baseado nesse modelo mas com o auxílio do compressor G-Lader e de um intercooler. Uma particularidade da indução forçada de ar é a propagação muito longa do torque chegando aos 150Nm, permitindo fazer dos 0 aos 100km/h em 8,1 segundos, impressionantes para a época.  Outras características que se distinguiam era o rebaixamento e endurecimento da suspensão, barra estabilizadora frontal e traseira, discos de travão dianteiros  ventilados e pneus 175/60 montados em jantes BBS RA 13x5,5. Os emblemas G40 vermelhos dianteiro e traseiro, acabamentos interiores Le Mans especial, tecto de abrir e uma antena tipo bee sting montada no final do tejadilho, finalizavam o aspecto estético. Em 1992 procederam-se a algumas modificações; farolins traseiros escurecidos, indicadores de mudança de direcção laterais e frontais brancos e a inclusão de rádio com leitor de cassetes. Os faróis de nevoeiro de aplicação no pára choques frontal eram opção e luxos como a direcção assistida, vidros eléctricos, A/C e ABS nunca existiram nem mesmo como opção.


publicado por cars blog às 13:17
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1 comentário:
De GNC Car a 2 de Setembro de 2009 às 20:30
De facto o Polo G40 era um pequeno desportivo absolutamente fantástico!
O prazer de condução deste "carrinho" é indescritível!


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